Um novo estudo sugere que alguns diamantes de grandes dimensões podem ter sido formados num planeta desconhecido, que se fragmentou há milhões de anos.
Corpo do artigo
O estudo publicado na revista científica "Geochimica et Cosmochimica Acta" em abril - e que foi esta quinta-feira noticiado pela BBC - , descreve que a formação de grandes diamantes fora do planeta Terra pode ter ocorrido não apenas devido a uma colisão entre asteroides, mas também no interior de um planetesimal (uma rocha com tamanho insuficiente para contar como um planeta, mas muito maior do que qualquer asteroide).
A equipa internacional de investigadores (composta por elementos do Japão, Rússia, Alemanha, China e Suíça) observou que os diamantes do meteorito Almahata Sitta MS-170, que caiu em 2008 na Terra, têm um tamanho muito superior a quaisquer outros observado num meteorito, o que para os cientistas significa que os diamantes foram formados de uma maneira incomum.
Estes diamantes vêm provavelmente de um planeta que existia quando o nosso sistema solar se estava a formar. De acordo com a BBC, os diamantes encontrados são na sua maioria pequenos, mas aparentam ter sido fragmentados e ser originários de um diamante maior.
O ureilite "Almahata Sitta MS-170" (um tipo muito raro de meteorito) caiu em 2008 na atmosfera da Terra e explodiu sobre o deserto da Núbia, no Sudão. Muitos dos fragmentos do meteorito foram recuperados e foi descoberto que a rocha continha diamantes.