O Ministério da Defesa do Iémen anunciou, esta sexta-feira, que o norte-americano Samir Khan, que editava a revista online da al-Qaeda "Inspire", morreu na mesma operação que vitimou o dirigente da rede terrorista Anwar al-Awlaki.
Corpo do artigo
Samir Khan, um jovem norte-americano de origem paquistanesa, era um dos responsáveis pela revista online de língua inglesa "Inspire", que promovia a ideologia da al-Qaeda e os ataques da rede terrorista, tendo explicado numa edição da mesma que se mudou para o Iémen para se juntar à 'jihad' (guerra santa).
Foi morto na mesma operação que vitimou o imã radical Anwar al-Awlaki, ligado à al-Qaeda e procurado pelos Estados Unidos, anunciou o Ministério da Defesa do Iémen.
O imã radical norte-americano de origem iemenita era um dos terroristas mais procurados no mundo. Fontes tribais indicaram que morreu num ataque aéreo lançado, esta sexta-feira, contra dois veículos que circulavam entre Maarib e Jouf, uma província limítrofe da Arábia Saudita.
"O ataque foi realizado por aviões norte-americanos", indicou uma fonte tribal, acrescentando que aviões não identificados sobrevoavam a zona nos últimos dias.
Washington considerava Anwar al-Awlaki uma ameaça tão grande como Osama bin Laden, e suspeitava que estava ligado ao nigeriano Umar Faruk Abdulmutallab, autor do atentado fracassado de 25 de Dezembro de 2009 contra um avião de passageiros norte-americano.