O discurso sobre o Estado da União que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez na terça-feira, no Congresso, tornou-se no mais "tuitado" da história, com 4,5 milhões de mensagens.
Corpo do artigo
9086558
Segundo o Twitter, o discurso de Trump teve 4,5 milhões de mensagens com o "hashtag" "#SOTU", sigla em inglês do nome do discurso ("State of the Union"), e "#JointSession", designação de "sessão conjunta", numa referência à reunião da Câmara dos Representantes e do Senado para ouvir o presidente dos EUA.
9086549
Estas 4,5 milhões de mensagens ultrapassaram o recorde anterior, também pertencente a Donald Trump, de três milhões de mensagens, quando discursou, igualmente perante o Congresso, em fevereiro do ano passado, intervenção que não foi considerada discurso do Estado da Nação porque o presidente dos Estados Unidos estava há apenas um mês na Casa Branca.
9086586
De acordo com o Twitter, a mensagem mais replicada foi a que continha o "link" para ver, em direto, o discurso.
Trump é muito ativo nesta rede social que tem usado para transmitir mensagens polémicas ou, como fez na terça-feira, anunciar a sua intervenção perante o congresso."Junte-se a mim ao vivo para el #SOTU", disse Trump pouco tempo antes de começar a sua alocação.
A nível interno, Trump considerou que "este é o nosso novo momento americano. Nunca houve um momento melhor para começar a viver o sonho americano". A nível externo, reconheceu que é preciso mais trabalho para derrotar o Estado Islâmico e deixou um pedido para "reconstruir totalmente o arsenal nuclear" do país e expandir a prisão de Guantanamo, em Cuba.