O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que adorava conseguir "unir" o país e ajudá-lo a superar as "tremendas divisões", mas considerou difícil fazê-lo sem um "grande acontecimento" traumático que renove o patriotismo dos norte-americanos.
Corpo do artigo
"Quero ver o nosso país unido", disse Donald Trump num almoço com os apresentadores de várias cadeias de televisão, horas antes de proferir no Congresso o seu primeiro discurso sobre o Estado da União.
9086558
"Consideraria um grande feito se conseguíssemos fazer com que o nosso país estivesse unido. Se eu pudesse unir o país. Isso não é algo fácil de fazer, porque as opiniões são muito diferentes", afirmou Trump, segundo uma transcrição fornecida pela Casa Branca.
O presidente acrescentou que "sem um grande acontecimento que faça com as pessoas se unam, isso é difícil de conseguir" frisando que "gostaria de o fazer sem esse grande acontecimento, porque normalmente esse grande acontecimento não é algo bom. Adoraria fazê-lo".
Trump, segundo a agência Efe, parecia referir-se aos casos históricos em que os acontecimentos traumáticos uniram os Estados Unidos em torno da agenda do presidente, como ocorreu após os atentados de 11 de setembro de 2001, quando a popularidade de George W. Bush passou de 57% para 90% na semana seguinte aos ataques terroristas.