Pessoas que ficaram com cancro devido aos atentados do 11 de Setembro, nos Estados Unidosda América, vão ser indemnizadas, anunciaram as autoridades norte-americanas.
Corpo do artigo
Cerca de 50 tipos de cancro serão incluídos na lista de doenças passíveis de ser abrangidas pelo fundo destinado a compensar as pessoas que adoeceram depois de terem inalado pó tóxico dos escombros das Torres Gémeas, em Nova Iorque, que ruíram a 11 de setembro de 2001, na sequência de ataques atribuídos à organização terrorista Al-Qaida.
Antes, o fundo, de 4.300 milhões de dólares (3.300 milhões de euros), apenas permitia cobrir tratamentos médicos contra a asma e outras doenças respiratórias, a depressão, a ansiedade e dores múltiplas.
Em junho, o instituto norte-americano para a higiene e saúde no trabalho recomendou que várias dezenas de tipos de cancro fossem acrescentadas à lista de doenças ligadas ao 11 de Setembro.
"O regulamento final adiantou à lista de doenças ligadas ao colapso do World Trade Center todos os tipos de cancro recomendados", declarou na segunda-feira o administrador do fundo, John Howard.