Os dois jornalistas franceses da Radio France Internationale raptados no Mali foram encontrados mortos, anunciou, este sábado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.
Corpo do artigo
"Claude Verlon e Ghislaine Dupont, jornalistas da Radio France Internationale (RFI), foram encontrados mortos no Mali", informou o ministério em comunicado.
Os jornalistas "tinham sido raptados em Kidal (nordeste do Mali) por um grupo armado" e "os serviços do Estado francês, em ligação com as autoridades malianas, estão a fazer todos os esforços para esclarecer o mais rapidamente possível as circunstâncias da sua morte", adianta o Quai d'Orsay.
Fontes militares e da segurança disseram, este sábado, à agência France Presse, que os jornalistas estavam em reportagem em Kidal quando foram raptados hoje por homens armados.
Segundo a fonte militar, "os dois jornalistas estavam em reportagem (...) tinham um encontro no Banco Maliano de Solidariedade (BMS) de Kidal e foram raptados por homens armados que deixaram a cidade com eles".
Kidal, situada a mais de 1500 quilómetros a nordeste de Bamako, perto da fronteira com a Argélia, é o local de origem da comunidade tuaregue e do seu Movimento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA).
Ghislaine Dupont, especialista em África da RFI há anos, tinha estado em Kidal durante as presidenciais do Mali em julho-agosto.