Dois soldados da Força da NATO no Kosovo foram feridos por balas num incidente que ocorreu, esta segunda-feira, no norte do país.
Corpo do artigo
Os ferimentos foram causados por armas de fogo ligeiras e ainda não há informações sobre o estado de saúde dos dois soldados.
O incidente entre a Força da NATO no Kosovo (KFOR) e os sérvios ocorreu quando a KFOR desmantelou com êxito uma barricada constituída por veículos não longe da localidade de Zupce, no norte do país.
A KFOR recorreu a gás lacrimogéneo e utilizou canhões de água contra os cerca de 500 manifestantes antes de serem ouvidos os tiros.
Na próxima quarta-feira realiza-se em Bruxelas uma reunião entre negociadores sérvios e kosovares para debater o estatuto das duas passagens de Brnjak e de Jarinje.
Belgrado não quer que estas passagens sejam consideradas postos fronteiriços entre dois Estados porque a Sérvia não reconhece a independência do Kosovo. Em contrapartida, Pristina quer que Brnjak et Jarinje sejam considerados postos fronteiriços.
Na passada quinta-feira foram feridos 12 militares portugueses e ficaram feridos 10 húngaros da KFOR, durante uma operação militar de remoção de uma barreira numa estrada.
A força portuguesa integra a "força de reserva da Aliança Atlântica no Kosovo".