
Truth Social
Donald Trump publicou imagem criada por inteligência artificial para reiterar vontade de anexar a Gronelândia
O presidente dos EUA continua a ter nas redes sociais uma arma de propaganda usada de forma recorrente. Desta vez, publicou uma imagem criada por inteligência artificial a colocar a bandeira dos EUA na Gronelândia e uma outra a reunir com os líderes da União Europeia.
Numa das imagens criadas artificialmente vê-se o presidente dos EUA a colocar a bandeira norte-americana num pedaço de terra ártica, com uma plana onde se lê "Gronelândia, território dos EUA", com o ano de 2026.
Atrás do republicano estão Marco Rubio, secretário de Estado, e JD Vance, vice-presidente dos EUA.
A publicação é mais um passo para demonstrar a vontade de Trump em conquistar a Gronelância, território da Dinamarca, que tem vindo a reclamar.
Mas a montagem fotográfica não foi a única. Antes de visar a Gronelândia, Trump publicou uma imagem falsa de uma pretensa reunião com os líderes europeus, onde recriou a imagem do primeiro-ministro inglês, Keir Starmer, da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, do presidente francês, Emmanuel Macron, do chanceler alemão, Friedrich Merz, juntamente com os perfis de Zelensky, presidente da Ucrânia e do secretário-geral da NATO, Mark Rutte.

Imagem falsa, criada com inteligência artificial
Esta primeira imagem tem ainda um mapa, onde a bandeira dos EUA se estende pelo Canadá e pela Venezuela, numa clara provocação, no seguimento daquele que tem sido o discurso expansionista do segundo mandato de Trump na Casa Branca.
Trump ameaça há semanas anexar a Gronelândia, território dinamarquês sob a égide da NATO, argumentando que a segurança e a vigilância da ilha ártica foram negligenciadas, afirmando que a maior ilha do planeta está sob ameaça da China e da Rússia.
