Três gerentes de bares na Bélgica estão entre os cinco homens detidos por violar e agredir sexualmente 41 mulheres. Os crimes ocorreram sob o efeito de cetamina, um sedativo para cirurgias de curta duração.
Corpo do artigo
Na cidade de Kortrijk, noroeste da Bélgica, cinco homens foram presos por suspeita de violação e agressão sexual a dezenas de mulheres, e três deles eram proprietários de bares.
Os homens foram acusados de violação, agressão sexual e administração ilegal de substâncias nocivas. As autoridades acreditam que as drogas foram colocadas nas bebidas das vítimas. Os suspeitos terão utilizado cetamina, um analgésico utilizado também para fins recreativos devidos aos efeitos alucinogénicos.
“Foram oferecidos shots de álcool às vítimas, muitas vezes com sabor a amaretto [um licor], que acordaram na manhã seguinte numa cama desconhecida ou na própria cama, com evidências claras de abuso sexual”, partilhou Tom Janssens, porta-voz do Ministério Público da Bélgica, com a empresa de rádio e televisão belga VRT.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2021 e dezembro de 2024, e as autoridades acreditam que os três proprietários discutiam entre si todos os planos e detalhes dos ataques.
Na quinta-feira, dois dos homens que foram detidos compareceram perante um juiz de instrução. Dos restantes, dois dos suspeitos estão ainda sob interrogatório e um quinto elemento já foi libertado.