
Consequências das chuvas no Dubai são agravadas pela falta de sistemas de drenagem
Foto: Giuseppe Cacace/ AFP
As autoridades do Dubai apelaram aos residentes do emirado a permanecerem em casa, a menos que seja absolutamente necessário, devido à previsão de chuvas fortes no país desértico, que registou recordes de precipitação no ano passado.
O apelo foi feito horas após as fortes chuvas na cidade dos Emirados Árabes Unidos terem provocado inundações nas ruas.
"Para vossa segurança, mantenham-se vigilantes, pois são esperadas condições meteorológicas instáveis nas próximas horas, e evitem sair, a menos que seja absolutamente necessário, até sexta-feira ao meio-dia", frisou a polícia numa mensagem enviada para os telemóveis.
O Centro Meteorológico Nacional alertou para a possibilidade de ocorrência de chuvas em todo o país, incluindo no Dubai e na capital, Abu Dhabi.

Foto: Giuseppe Cacace/ AFP
Outros países do Golfo também registaram fortes chuvas, incluindo a Arábia Saudita e o Catar, onde o mau tempo levou ao cancelamento de um jogo da Taça Árabe.
Em abril de 2024, chuvas recorde atingiram os Emirados Árabes Unidos, inundando casas e transformando ruas em rios. Estas chuvas, agravadas pela falta de sistemas de drenagem, paralisaram o Aeroporto do Dubai, o mais movimentado do mundo em termos de passageiros internacionais. Causaram ainda a morte de pelo menos quatro pessoas.
