Um morto e dois desaparecidos nas inundações causadas por chuvas torrenciais em Espanha

Foto: Roman G. Aguilera/EPA
A Guarda Civil encontrou um corpo de uma pessoa desaparecida nas inundações causadas por chuvas torrenciais em Espanha. Há ainda dois desaparecidos na região espanhola da Andaluzia, mais afetada pelas fortes chuvas das últimas horas, em Alhaurín el Grande (Málaga) e em Íllora (Granada).
Os dois homens desaparecidos em Alhaurín el Grande, desde as 23 horas de sábado, quando a chuva estava mais forte, têm cerca de 50 anos e viajavam numa viatura, segundo o alcaide da cidade, Anthony Bermúdez, em entrevista à EFE. Os serviços de emergência (112) confirmaram que a carrinha foi localizada e que as buscas prosseguem, com a participação da Guarda Civil e do Grupo Andaluz de Emergência (GREA). A carrinha foi arrastada pelo rio Fahala, devido às fortes chuvas e foi encontrada 1,6 quilómetros rio abaixo, vazia e muito danificada, com o teto destruído, segundo o alcaide do município de Málaga.
Uma outra operação de busca envolvendo a Guarda Civil, bombeiros e Defesa Civil decorre desde hoje de manhã para encontrar um motociclista que desapareceu por volta das 10.30 horas, depois de ser arrastado pela corrente quando atravessava com a sua motocicleta o rio Cañada no município de Íllora (Granada), disseram à EFE fontes da Guarda Civil e o alcaide da cidade, Antonio Salazar.
Após uma noite de inundações na província de Málaga, o mau tempo desloca-se para sudeste e leste da Península Ibérica, tendo sido emitidos alertas vermelho para Granada e Almeira e laranja para Valência devido à chuva.
Uma tromba de água atingiu a província de Múrcia durante a manhã, tendo chovido 65 litros por metro quadrado numa hora, alagando ruas, transbordando rios, obrigando à retirada de pessoas das suas casas e deixando a zona sob aviso laranja devido à precipitação persistente.
Em Valência, sob alerta vermelho, a precipitação acumulada numa hora pode chegar a 40 litros por metro quadrado. Acumulações de 150 litros por metro quadrado são esperadas em menos de 12 horas em algumas partes da província.
Devido às inundações, seis estradas secundárias encontram-se cortadas em Córdoba, Almería, Murcia, Girona e Castellón, enquanto a neve e o gelo condicionaram outras treze em Almería, Granada, Astúrias, Salamanca, Barcelona e Navarra, principalmente em áreas montanhosas, obrigando ao uso de correntes de neve ou pneus de inverno em quatro delas.
