Quem precisa de um papamóvel quando se tem um cavalo? O Papa Leão XIV recebeu, esta quarta-feira, um cavalo árabe puro-sangue branco de 12 anos, "Proton", oferta de um criador polaco.
Corpo do artigo
O presente, cuja aparição provocou um largo sorriso de alegria no Papa americano, foi dado por Andrzej Michalski, fundador do Haras Michalski, no noroeste da Polónia. "O Papa ficou muito feliz, andámos de cavalo juntos. Ele ficou encantado e nós ficámos radiantes", disse Michalski, em declarações ao "Vatican News".
Segundo o jornal, a prenda foi inspirada numa fotografia do Papa, anteriormente conhecido como Robert Prevost, a cavalo durante os seus anos missionários no Peru.
Michalski pretende que o cavalo seja leiloado e as receitas destinadas a ajudar os pobres.
Proton, que ostenta uma pelagem branco-acinzentada clara com manchas escuras, é filho de dois cavalos com pedigrees impressionantes: Kahil, nascido nos Estados Unidos num programa de criação do Catar, e Pradera, cujo pai foi criado pela princesa Alia Al Hussein, da Jordânia.
Os Papas recebem regularmente presentes dos fiéis ou dignitários visitantes, que são frequentemente vendidos em leilões para fins de beneficência. Durante o pontificado de 12 anos, o Papa Francisco recebeu dois burros e um Lamborghini pintado com as cores do Vaticano.