O presidente de El Salvador anunciou, esta quarta-feira, que foram apreendidas 1,4 toneladas de cocaína a flutuar no oceano Pacífico, considerando que a operação se trata de "um golpe no narcotráfico internacional".
Corpo do artigo
"A nossa Marinha Nacional está mais uma vez a contra-atacar o narcotráfico internacional", disse Bukele na sua conta nas redes sociais, onde especificou que as drogas foram encontradas a aproximadamente 1.665 quilómetros de El Cordoncillo, no estuário de Jaltepeque.
"Localizamos pacotes de cocaína a flutuar em alto-mar, que posteriormente foram recolhidos por organizações criminosas. No total, foram apreendidas 1,4 toneladas, avaliadas em 35 milhões de dólares (cerca de 29,9 milhões de euros)", especificou.
Nuestra Marina Nacional vuelve a golpear al narcotráfico internacional.
- Nayib Bukele (@nayibbukele) September 10, 2025
A 900 millas náuticas (1,667 km) al suroeste de la Bocana El Cordoncillo, Estero de Jaltepeque, ubicamos bultos con cocaína flotando en altamar, que serían recogidos posteriormente por estructuras... pic.twitter.com/4FSxgDFIUe
O presidente salvadorenho indicou que, entre 2024 e 2025, as autoridades do país da Amércica central apreenderam 37,2 toneladas de cocaína, "com um valor estimado de 932,4 milhões de dólares (aproximadamente 797,2 milhões de euros)". Por sua vez, a Embaixada dos EUA em El Salvador aplaudiu a operação numa breve mensagem na sua conta na rede social X. "Cada ação bem-sucedida contra redes criminosas mostra que há uma sincronicidade crescente entre parceiros com objetivos comuns", afirmou a delegação dos EUA.
Foto: X/ Nayib Bukele
Foto: X/ Nayib Bukele