Encontrados restos mortais de ex-militar norte-americano que matou as três filhas
Restos mortais, que se acredita serem de um homem procurado por suspeita de assassinar as suas três filhas, de nove, oito e cinco anos, foram encontrados no estado norte-americano de Washington.
Corpo do artigo
A polícia procurava Travis Decker desde que os agentes encontraram o seu telemóvel e os corpos das filhas, Paityn, Evelyn e Olivia, num acampamento remoto, a 2 de junho. A sua carrinha também foi encontrada nas proximidades.
Leia também Ex-militar norte-americano foge após matar três filhas durante "visita planeada"
Os restos mortais foram descobertos numa área arborizada remota a sul da cidade de Leavenworth, no estado de Washington, a poucos quilómetros do local onde foram encontrados os corpos das filhas em junho. "Embora a identificação positiva ainda não tenha sido confirmada, as conclusões preliminares sugerem que os restos mortais pertencem a Travis Decker", informou o Gabinete do Xerife do Condado de Chelan em comunicado na quinta-feira.
Decker, de 32 anos, era procurado por rapto e homicídio em primeiro grau, de acordo com o Departamento de Polícia de Wenatchee, em Washington. As autoridades acreditavam que estava escondido numa zona remota do estado montanhoso e arborizado.
Travis Decker era um ex-militar, versado em sobrevivência na natureza
Foto: Direitos Reservados
A mãe das meninas, Whitney, reportou o seu desaparecimento a 30 de maio, depois de Decker não ter devolvido as filhas após uma visita. O plano limitava as visitas de Decker a fins de semana alternados. O homem também não atendeu as suas chamadas.
Whitney e Travis Decker estiveram casados durante sete anos, mas estavam divorciados há "vários anos". Segundo a mulher, durante o casamento, Travis Decker acordava-a "a gritar com ela a meio da noite" ou a abandoná-la aleatoriamente. Perto do fim do casamento, o homem foi diagnosticado com um "transtorno de personalidade borderline, para o qual acredita que não toma medicamentos atualmente".
As autoridades localizaram os corpos das três meninas e o veículo vazio de Decker perto do acampamento de Rock Island, no condado de Chelan, mas o pai não foi localizado. Cada menina tinha um saco de plástico na cabeça e os pulsos amarrados. Em redor do veículo de Decker, a Polícia encontrou braçadeiras de plástico e sacos de plástico "espalhados por toda a área". A porta traseira da carrinha tinha o que pareciam ser "duas marcas de sangue", segundo documentos judiciais.
Meninas foram asfixiadas
Foto: Direitos Reservados
Decker era um ex-soldado e pode ter frequentado uma escola de sobrevivência nas montanhas como parte do seu treino militar. As autoridades explicaram que Decker era bem versado na sobrevivência em áreas selvagens e seria capaz de passar dias ou até semanas sozinho na natureza, com muito pouco equipamento, e, por isso, poderia estar "em qualquer ponto do país". O homem foi destacado para o Afeganistão em 2014, enquanto estava em serviço ativo no Exército, e transferido para a Guarda Nacional de Washington em 2021, "da componente ativa", de acordo com um porta-voz do Departamento Militar do Estado de Washington. Os preparativos para uma "separação administrativa" começaram em 2023 ou 2024, mas o processo ainda não foi oficialmente iniciado.
Foi oferecida uma recompensa de 20 mil dólares (equivalente a 17,5 mil euros) por qualquer informação que levasse à detenção de Decker.
A busca pelo suspeito levou ao encerramento generalizado de florestas nacionais.