Uma erupção vulcânica na República Democrática do Congo tornou-se uma atracção turística. O Monte Nyamulagira está em erupção desde inícios de Novembro e as autoridades permitiram o acampamento de turistas na zona de segurança, para que pudessem assistir ao fenómeno. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Desde o início de Novembro que o Monte Nyamulagira, situado no Parque Nacional de Virunga, lança lava até 200 metros de altura. Segundo os especialistas, esta é a maior erupção do vulcão no último século.
[Youtube:nZH_r9AEyak]
Com a ajuda do vulcanólogo Dario Tedesco, as autoridades montaram um acampamento na zona de segurança para os turistas que queiram lá passar a noite e assistir à erupção que pode prolongar-se por vários dias ou meses.
Em 1989, ocorreu uma erupção semelhante que se prolongou por cerca de nove meses e, em 2010, o fenómeno durou apenas alguns dias.
"Esta é, sem dúvida, a melhor e mais espectacular erupção de Nyamulagira que já vi", afirmou Dario Tedesco, em declarações ao "Daily Mail".
Os rios de lava seguem para uma zona inabitada do parque e não constituem risco para a população instalada nas imediações, nem para os gorilas que vivem na montanha.
Em 2002, uma erupção perto do local destruiu a maior parte da cidade de Goma e obrigou à evacuação de mais de 350 mil habitantes. Sobre a actividade do Monte Nyamulagira os vulcanólogos asseguram que, por agora, não existem riscos para a população local.
O acesso à erupção vulcânica, que até agora não era possível, é uma das medidas que o Parque Nacional de Virunga procura aplicar para relançar o turismo no leste do Congo.