A escultura "Mulher com Gavetas", de Salvador Dalí, avaliada em mais de 100 mil euros, foi furtada, na quarta-feira, de uma sala de exposições de Bruges, noticia hoje, sexta-feira, a imprensa belga.
Corpo do artigo
Imagens captadas por uma câmara de videovigilância, que estão a ser analisadas pelas autoridades, mostram que o ladrão escondeu a obra num saco e saiu da exposição, pouco depois das 12 horas.
Segundo a polícia, que confirmou o furto, o valor da escultura oscila entre os 100 mil e os 120 mil euros.
O jornal flamengo “Het Laatste Nieuws” relata que um homem comprou um bilhete para uma mostra sobre Dalí que se encontra patente numa sala de exposições da cidade de Bruges.
A obra do artista surrealista espanhol (1904-1989) é feita em bronze, tem 50 centímetros de largura, 30 de altura e pesa dez quilos.
Realizada em 1964, a peça representa uma jovem deitada, com o corpo apoiado sobre o braço direito. Seis gavetas saem da sua barriga e do seu peito.
Em declarações ao jornal, um dos organizadores da exposição, Stefaan Delbaere, referiu que a escultura tinha seguro, mas não estava protegida por um dispositivo de alarme específico.
O responsável adiantou que os dois guardas ocupados com a vigilância da galeria estavam igualmente encarregados da venda dos bilhetes.
O furto ocorre passado quase um ano sobre um outro, na capital belga, Bruxelas, onde foi roubado o "Olympia", quadro do pintor surrealista belga René Magritte (1898-1967).
A tela, um nu sobre paisagem marítima avaliado entre 750 mil euros e 3 milhões de euros, foi furtado, também em pleno dia, por dois homens armados, que conseguiram neutralizar os guardas.