"Estou sem palavras": a reação de María Corina Machado ao saber que ganhou o Nobel da Paz
"Oh meu Deus. Estou sem palavras". Foi assim que María Corina Machado reagiu à notícia de que ganhou o Prémio Nobel da Paz. Numa chamada com Kristian Berg Harpviken, diretor do Instituto Nobel e secretário do Comité Nobel, que a informou minutos antes do anúncio oficial, a opositora venezuelana disse estar confiante de que a Oposição conseguiria garantir uma transição pacífica para a democracia no país.
Corpo do artigo
"Ainda não chegámos lá. Estamos a trabalhar muito para conseguir, mas tenho a certeza de que venceremos", afirmou. "Este é certamente o maior reconhecimento ao nosso povo, que certamente o merece. Eu sou apenas uma pessoa. Eu certamente não mereço isto".
"Oh my god... I have no words." Listen to the emotional moment this year"s laureate Maria Corina Machado finds out she has been awarded the Nobel Peace Prize. Kristian Berg Harpviken, Director of the Norwegian Nobel Institute, shared the news with her directly before it was... pic.twitter.com/OCUpNz752k
- The Nobel Prize (@NobelPrize) October 10, 2025
Já num vídeo enviado pela sua equipa de imprensa à agência de notícias francesa AFP, María Corina Machado admitiu estar "em choque" por ter recebido o Nobel da Paz. "Estou em choque!", ouve-se Maria Machado a dizer a Edmundo González Urrutia, que a substituiu como candidato nas últimas eleições presidenciais devido à sua inelegibilidade política. "O que é isto? Não acredito", insiste a líder da oposição, de 58 anos, que vive escondida na Venezuela.
O Comité norueguês do Nobel anunciou hoje que o Prémio Nobel da Paz 2025 foi atribuído à opositora venezuelana María Corina Machado "pelo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia".
Leia também Nobel de María Corina Machado dá "vigor" à Oposição venezuelana, mas será temporário
"Enquanto líder do movimento pela democracia na Venezuela, María Corina Machado é um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos", sublinhou o Comité.
Nascida em 1967, na Venezuela, Maria Corina Machado é uma das principais vozes da oposição democrática ao regime de Nicolás Maduro, tendo sido candidata favorita à vitória nas eleições presidenciais de julho de 2024. No entanto, foi impedida de concorrer quando, em janeiro de 2024, o Supremo Tribunal de Justiça, alinhado com o Governo de Maduro, a proibiu de ocupar cargos públicos durante 15 anos.