Putin: "Não sou eu quem decide, mas Trump está a fazer muito para resolver crises"
O presidente russo reconheceu, esta sexta-feira, que Donald Trump "está a fazer muito para resolver crises", elogiando o papel na mediação de conflitos, apesar da atribuição do Nobel da Paz à opositora venezuelana María Corina Machado.
Corpo do artigo
"Não sou eu quem decide se o atual presidente dos Estados Unidos merece ou não o Prémio Nobel, mas Trump está realmente a fazer muito para resolver crises que duram há décadas", disse Vladimir Putin, em conferência de imprensa em Duchambé, capital do Tajiquistão.
O líder russo admitiu que o homólogo norte-americano "se esforça e trabalha em questões de paz e de resolução de situações internacionais complexas", apontando o Médio Oriente como "o exemplo mais claro".
Putin acrescentou que, ao longo da história, "houve casos em que o Comité [do Nobel Norueguês] atribuiu o Prémio Nobel da Paz a pessoas que nada fizeram pela paz", o que terá "prejudicado o prestígio do prémio".
O chefe de Estado russo comentou ainda que, se o plano de paz para Gaza proposto por Trump for plenamente aplicado, "será um acontecimento histórico" e uma conquista digna de reconhecimento mundial.