
EUA afirmam que foram mortos "cinco narcoterroristas"
Foto: Comando militar sul dos EUA / X
Um total de "cinco narcoterroristas" foram mortos em dois ataques norte-americanos contra barcos em águas internacionais do Oceano Pacífico, anunciou na quinta-feira o comando militar sul dos Estados Unidos.
"Os navios transitavam por rotas conhecidas do narcotráfico no Pacífico Oriental e estavam envolvidos em operações de tráfico de drogas. No total, cinco narcoterroristas do sexo masculino foram mortos durante essas operações, três no primeiro navio e dois no segundo", escreveu o comando militar na rede social X.
On Dec. 18, at the direction of @SecWar Pete Hegseth, Joint Task Force Southern Spear conducted lethal kinetic strikes on two vessels operated by Designated Terrorist Organizations in international waters. Intelligence confirmed that the vessels were transiting along known... pic.twitter.com/CcCyOgYRto
- U.S. Southern Command (@Southcom) December 19, 2025
Estas operações contra navios acusados de servir o narcotráfico nas Caraíbas ou no leste do Pacífico causaram pelo menos 104 mortos desde setembro, de acordo com uma contagem da agência de notícias France-Presse (AFP) com base em informações das autoridades.
A Administração do presidente norte-americano, Donald Trump, não forneceu provas de que essas embarcações estivessem realmente envolvidas em qualquer tipo de tráfico, o que tem gerado debate no mundo e na política norte-americana sobre a legitimidade jurídica das operações.
O Governo de Donald Trump acusa, em particular, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, inimigo pessoal, de estar à frente de uma rede de tráfico de drogas, o que o responsável de Caracas nega.
