A explosão numa fábrica de fertilizantes no Estado norte-americano do Texas provocou entre cinco a 15 mortos e fez mais de 160 feridos, segundo o primeiro balanço após o acidente avançado, esta quinta-feira, pela polícia local. Um porta-voz do serviço de emergência local afirmou, ao final desta tarde, que não é "apropiado neste momento" dar um número de vítimas mortais.
Corpo do artigo
Entre as vítimas mortais, estão os primeiros paramédicos e bombeiros a chegar ao local da explosão, que provocou um abalo de 2.1 na escala de Richter, sentido a 80 quilómetros distância.
O balanço "estimado neste momento é entre cinco e 15 mortos", disse o sargento W. Patrick Swanton, acrescentando que nos três hospistais da região estão internadas mais de 160 pessoas com ferimentos diversos.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo com magnitude 2,1 na escala de Richter foi sentido a mais de 70 quilómetros de distância.
D. L. Wilson explicou que os danos são parecidos com a destruição causada por uma bomba que em 1995 destruiu o edifício Federal de Murrah na cidade de Oklahoma, que causou 168 mortos.
O presidente da câmara de West, Tommy Muska, confirmou que outros cinco ou seis edifícios sofreram danos graves e explicou que as autoridades estão preocupadas com os vapores químicos provenientes da fábrica.
O responsável disse que metade dos 2800 habitantes de West foi retirada devido ao risco de mais explosões e ao efeito dos gases.
O porta-voz do departamento de Segurança Pública do Texas adiantou que a explosão destruiu a fábrica de fertilizantes e afetou inúmeras estruturas nas imediações, entre 50 a 75 casas.
Perto do local da explosão encontram-se alguns estabelecimentos de ensino e um lar de idosos, do qual foram retirados 133 utentes.
O congressista pelo Texas Bill Flores descartou, em declarações à cadeia de televisão CNN, que na origem da explosão na fábrica de fertilizantes esteja um ato de terrorismo ou sabotagem.
A explosão ocorreu dois dias após as explosões em Boston, estado do Massachussets, que causaram três mortos e cerca de 180 feridos, e também a dois dias do aniversário do massacre de Waco.
A explosão ocorreu pelas 19.50 horas (01.50 horas em Portugal continental) na fábrica West Fertilizer e foi tão forte que provocou incêndios em vários edifícios nas proximidades.
A causa da explosão está ainda por determinar.