As autoridades chinesas anunciaram hoje, sábado, que a explosão numa mina da província de Henan, no centro do país, matou 20 pessoas e deixou outras 17 retidas no interior do complexo.
Corpo do artigo
Inicialmente, as notícias da imprensa oficial davam conta de 20 mortos e mais de 30 pessoas bloqueadas no interior da mina.
As autoridades desconhecem ainda a que distância estão os mineiros que ficaram bloqueados na mina, propriedade da empresa Pingyu Coal & Electric Co. Ltd.
Um responsável do departamento de segurança de minas, citado pela agência AP, disse telefonicamente desconhecer as causas da explosão que aconteceu às 6 horas locais (23 horas de sexta-feira em Lisboa) numa mina situada a duas horas da capital da província, a cidade de Zhengzhou.
Mais de 2600 pessoas morreram em 2009 em consequência de acidentes em minas na China, consideradas as mais perigosas do mundo.
O Diário do Povo revelava na quinta-feira que as autoridades chinesas tinham encerrado este ano mais de 1600 minas de carvão de pequena dimensão ou ilegais, num esforço para melhorar os níveis de segurança.
Os acidentes mortais em minas chinesas estavam a diminuir nos últimos anos com o encerramento de muitas minas ilegais, mas as mortes voltaram a subir no primeiro semestre deste ano.