PP nega sugestão do Vox e não negociará com deputados socialistas individuais para conseguir uma maioria. Confiante, PSOE tem dúvidas de que populares consigam investidura.
Corpo do artigo
O Partido Popular (PP) não vai negociar com alguns deputados socialistas para conseguir alcançar os 176 apoios necessários no Congresso, contrariando a sugestão do Vox, esclareceu esta quarta-feira a secretária-geral popular, Cuca Gamarra. Mesmo com uma “dificuldade numérica”, o partido de Alberto Núñez Feijóo tentará ir a votos no Parlamento, se o rei Felipe VI assim pedir. Do lado do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), os partidários do primeiro-ministro Pedro Sánchez dão como certo um pacto com os independentistas catalães, duvidando do movimento dos populares.
O porta-voz parlamentar do Vox, Iván Espinosa de los Monteros, sugeriu esta quarta-feira que Feijóo reunisse o apoio de “cinco ou seis deputados socialistas bons” para ter uma maioria absoluta. O partido de extrema-direita e o PP têm juntos 169 assentos, chegando aos 171 com os representantes da União do Povo Navarro (UPN) e a Coligação Canária (CCA), ambos de centro-direita. “Se os convencer, certamente o Vox não será um obstáculo”, afirmou Espinosa, citado pela agência Europa Press.