Duas ativistas do movimento feminista Femen interromperam dois oradores numa conferência sobre as mulheres muçulmanas. As feministas invadiram o palco em "topless" e a gritar palavras de ordem como "ninguém me subjuga" ou "sou o meu próprio profeta".
Corpo do artigo
O incidente ocorreu no último sábado, dia 12 de setembro, no Salão Muçulmano de Pontoise (a norte de Paris).
De acordo com a porta-voz do movimento, Inna Shevchennko, citala pelo "Le Monde", as mulheres, de 25 e 31 anos, de origem argelina e tunisina, entraram em palco quando os oradores, dois imãs, debatiam a questão de "bater ou não nas mulheres".
As jovens, segundo a mesma fonte, foram rapidamente afastadas por seguranças e elementos do público. Um vídeo divulgado pela Femen mostra as ativistas a caírem no chão e a serem pontapeadas.
[youtube:JjWSr4utrGE]
De acordo com uma notícia publicada no site Buzfeed, cuja edição francesa acompanhou o salão, na altura do protesto encontravam-se em palco os imãs Nader Abou Anas e Medhi Kabir, conhecidos por proferirem discursos polémicos sobre as mulheres.
Porém, conta o jornalista, momentos antes de ser interrompido pelas ativistas, o imã Medhi Kabir apelava aos muçulmanos que seguisse o modelo do Profeta, que "nunca bateu na mulher".