Numa altura em que Cuba e Estados Unidos dão passos visíveis de reaproximação, o líder histórico cubano Fidel Castro reapareceu em público num debate.
Corpo do artigo
Fidel Castro, histórico líder cubano de 88 anos, participou na tarde de sexta-feira num encontro com especialistas da indústria queijeira, em Guatao, na periferia de Havana.
"Um amplo intercâmbio de mais de quatro horas com 19 mestres queijeiros", escreveu o jornal oficial "Granma", do Partido Comunista de Cuba.
Fidel deixou a liderança da ilha em 2006 por razões de saúde e passou os poderes ao irmão Raul Castro, atual presidente cubano.
A última vez que surgiu em público tinha sido em 21 de junho, com o presidente da assembleia nacional da Venezuela, Diosdado Cabello. Em maio, recebeu o presidente francês François Hollande.
Segundo o "Granma", no encontro de sexta-feira, Fidel esteve interventivo, abordou o impacto das alterações climáticas e dos conflitos na indústria alimentar e sublinhou a necessidade de Cuba recuperar "os níveis produtivos e a qualidade de produção de queijos de épocas anteriores ao Período Especial" (crise económica após a queda da União Soviética na década de 1990).