A filha mais velha do antigo presidente da África do Sul Nelson Mandela disse que não está preocupada com a hospitalização do seu pai de 93 anos porque estava "de perfeita saúde" no início da semana.
Corpo do artigo
"Não vejo que isso seja grande (problema). Ele está de perfeita saúde. Quando o vi na quarta-feira estava bem disposto e de perfeita saúde", disse Ndileka Mandela.
"Não estou preocupada. Eu vi-o a recuperar da sua doença no ano passado. Não vejo porque agora será diferente", acrescentou.
De acordo com o porta-voz da Presidência sul-africana, Nelson Mandela está "bem disposto".
Entretanto, Keith Khoza, um porta-voz do ANC (Congresso Nacional Africano, partido de Mandela), disse que, segundo fontes hospitalares, o estado de saúde do ex-líder "não é uma emergência" e não é necessária qualquer intervenção cirúrgica.
O antigo dirigente sul-africano foi hospitalizado este sábado com dores abdominais.
"Madiba (nome pelo qual é conhecido) tem tido longas queixas abdominais e os médicos consideram que necessita atenção médica especializada", lê-se num comunicado da Presidência.
A saúde do símbolo da luta anti-apartheid é cada vez mais frágil. Mandela foi hospitalizado pela última vez no início do ano passado devido a uma infeção respiratória.
"Desejamos-lhe uma recuperação rápida e transmitir-lhe o amor e as melhoras de todos os sul-africanos e de pessoas por todo o mundo", indica o comunicado.
"Pedimos todo o respeito pela privacidade de Madiba e da sua família durante este período", acrescenta.
Mandela regressou à sua casa em Joanesburgo no mês passado, depois de ter estado na sua casa de campo.
A sua última aparição em público aconteceu no final do campeonato mundial de futebol, que ocorreu na África do Sul, em julho de 2010.
Nelson Mandela recebeu o prémio Nobel da Paz em 1993, um ano antes de ter sido eleito o primeiro Presidente negro da África do Sul.
