O candidato da direita às Presidenciais francesas, François Fillon, e o independente Emmanuel Macron foram os favoritos dos franceses residentes em Portugal que votaram na primeira volta do escrutínio, no domingo.
Corpo do artigo
Segundo os números da Embaixada de França em Portugal, disponibilizados à Lusa esta quarta-feira, apenas 4307 (32,9%) dos 13099 inscritos votaram nas eleições de domingo, 3336 dos quais em Lisboa e os restantes no Porto.
Dos 11 candidatos, François Fillon foi o preferido dos franceses em Portugal, reunindo 35,9% dos votos, seguido do centrista independente Emmanuel Macron, com 33,6%.
O candidato da extrema-esquerda, Jean-Luc Mélenchon, foi o terceiro mais votado, reunindo 12,3% dos votos entre os eleitores em Lisboa e no Porto.
Marine Le Pen, da extrema-direita, reuniu 7,9% dos votos, enquanto o socialista Benoît Hamon obteve 6,5%.
Segundo os resultados globais definitivos publicados pelo Ministério do Interior francês, o independente Emmanuel Macron venceu a primeira volta das presidenciais francesas com 24,01% dos votos, à frente da líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, que conseguiu 21,30% dos votos.
O candidato conservador François Fillon, do partido republicano, ficou na terceira posição com 20,01% dos votos, seguido pelo candidato da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon com 19,58% dos votos.
Benoît Hamon, candidato do partido socialista francês (no poder), conseguiu pouco menos de 2,3 milhões de votos (6,36%), o valor mais baixo alguma vez registado por um candidato daquela força partidária.