Fingiu ser astronauta e estar a ficar sem oxigénio para extorquir milhares de euros a idosa
Uma idosa japonesa, na casa dos 80 anos, foi enganada em milhares de euros após apaixonar-se por um homem que dizia ser astronauta online e que pediu a sua ajuda para evitar uma crise com uma nave espacial.
Corpo do artigo
A mulher, que vive na ilha de Hokkaido, no norte do Japão, conheceu o burlão que alegou ser um astronauta em julho nas redes sociais, disse um polícia local à AFP, descrevendo o caso como um "golpe romântico".
Depois de algumas trocas, o golpista disse-lhe que estava "no Espaço, numa nave espacial", mas estava "sob ataque e a precisar de oxigénio", contaram as autoridades. O burlão incentivou a idosa a enviar-lhe dinheiro para o ajudar a comprar oxigénio, conseguindo extorquir-lhe cerca de um milhão de ienes (5757 euros).
A mulher mora sozinha e começou a desenvolver sentimentos pelo alegado astronauta conforme a comunicação online progredia, de acordo com a imprensa local. "Se uma pessoa que conheceu nas redes sociais exigir dinheiro, desconfie da possibilidade de golpe e denuncie à polícia", disse a polícia.
O Japão tem a segunda população mais velha do Mundo, depois do Mónaco, de acordo com o Banco Mundial, e os idosos frequentemente são vítimas de várias formas de fraude organizada, nomeadamente esquemas em que os criminosos se passam por familiares em apuros para extorquir dinheiro da vítima. A polícia também alertou que os idosos podem ser induzidos a usar caixas multibanco para obter "reembolsos" inexistentes dos prémios de seguros ou pensões.