Com colapso da criptomoeda Terra/Luna em 2022, cerca de 35 mil milhões de euros desapareceram em apenas alguns dias. Do Kwon admitiu a culpa em tribunal.
Corpo do artigo
De pulsos e tornozelos algemados, Do Kwon, cofundador da Terraform Labs, compareceu num tribunal de Nova Iorque para ser julgado por conspiração e fraude nos processos relacionados com o colapso da "stablecoin" (moeda estável) TerraUSD em 2022, o maior escândalo, juntamente com a falência da FTX, avaliada em 27,3 mil milhões de euros, na curta história do mercado das criptomoedas.
O empresário declarou-se logo como culpado: "Defraudei os investidores nas criptomoedas emitidas pela minha empresa, a Terraform Labs. O que fiz foi errado e quero pedir desculpa. Assumo total responsabilidade".
Com o colapso da Terra Luna, os investidores perderam cerca de 35 mil milhões de euros. Ao contrário da FTX, que está a reembolsar gradualmente os afetados após recuperar cerca de 15 mil milhões de euros, os gestores da Terraform concordaram no ano passado com a SEC em devolver 3,4 mil milhões de euros, 10% dos fundos perdidos.
O criptoativo TerraUSD, criado pela empresa sediada em Singapura, tornou-se conhecido no setor e já foi considerado um caso de sucesso. Milhares de investidores investiram as suas poupanças neste ativo, cujo valor estava ligado ao dólar, mas que, ao mesmo tempo, prometia retornos elevadíssimos de até 20% numa altura em que os bancos ofereciam retorno zero.
Como funcionava o esquema
A "stablecoin" poderia ser sempre trocada por um dólar, mas não era suportada por ativos sólidos, mas sim por um algoritmo complexo ligado à Luna, a sua criptomoeda irmã com preço variável, aliás como a maioria dos ativos de mercado. Ou seja, se a TerraUSD caísse abaixo da paridade, o sistema utilizaria a Luna para apoiar a sua irmã. No seu pico, na primavera de 2022, o valor total de mercado aparente da Terra Luna ultrapassou os 50 mil milhões de dólares.
Em maio de 2022, a paridade desta moeda com o dólar foi novamente desestabilizada, uma vez que os grandes investidores duvidaram do seu valor real, levando-os a desfazer-se do ativo. Com isso, houve um efeito dominó e a arquitetura única desenhada por Kwon colapsou. Para absorver a venda massiva do Terra e impedir o seu descolamento do dólar, foram emitidas muitas unidades do Luna, cujo preço desceu drasticamente. Isto gerou o pânico entre os investidores do Terra. Em 72 horas de cortar a respiração, o valor do teoricamente inquebrável Terra estava próximo de zero, e o Luna passou do seu pico de 119 dólares para um cêntimo um mês depois.
Promessa de lucros elevados
Grandes e pequenos investidores caíram no seu esquema, atraídos pelos elevados retornos e pela falsa segurança prometida por Kwon. "Do Kwon usou a promessa tecnológica e a euforia dos investidores em torno das criptomoedas para cometer uma das maiores fraudes da história", disse o procurador-geral dos EUA, Jay Clayton. "Atraiu dezenas de milhares de milhões em fundos para o ecossistema Terraform prometendo uma "stablecoin" auto-estabilizadora. Quando o mercado percebeu que era instável, já era tarde demais: o sistema entrou em colapso e os investidores de todo o mundo sofreram milhares de milhões em perdas", acrescentou.
A promessa de Kwon não foi apenas acreditada pelos investidores de retalho, muitos dos quais acabaram por perder as suas poupanças. Várias empresas de investimento internacionais confiaram no seu projeto e, em apenas 72 horas, sofreram perdas de milhões de dólares. Numa curiosa reviravolta do destino, entre os afetados está Changpeng Zhao, fundador da Binance, que anos mais tarde enfrentaria também um processo nos EUA, onde admitiu ter permitido o branqueamento de capitais através da corretora. O CEO já cumpriu uma pena de quatro meses de prisão.
A fuga e a prisão
Do Kwon fugiu com o seu antigo CFO quando os EUA e a Coreia do Sul o acusaram de ser um dos responsáveis pelo colapso da Terra. Passaram alguns meses em Montenegro, onde foram capturados em março de 2023, quando tentavam embarcar num jato privado com destino ao Dubai com passaportes falsos. Um ano após a sua detenção, foi extraditado para os EUA.
O escândalo da Terraform abalou o mundo das criptomoedas na primavera de 2022 e desencadeou o inverno das criptomoedas, que fez cair o mercado a pique e ajudou a desencadear a falência de uma das maiores corretoras da época, a FTX, cujo fundador, Sam Bankman-Fried, foi condenado no ano passado a 25 anos de prisão por fraude.