Uma jovem espanhola publicou nas redes sociais a fotografia de um bebé com um cigarro aceso na boca e tem sido alvo de muitas críticas, apesar de já terem passado quatro meses da divulgação e de ter apagado a imagem.
Corpo do artigo
A fotografia terá sido partilhada em janeiro no Instagram e mostra um bebé a "fumar" um cigarro aceso. Na legenda lia-se: "Já a fumar com um ano de idade. Amo-te, pequeno. És a minha vida".
A autora da divulgação desta imagem é uma jovem que diz ter 18 anos e ser oriunda de Valência, em Espanha. A fotografia foi entretanto eliminada do Instagram, no entanto, vários utilizadores captaram a publicação original e partilharam-na, gerando diversas críticas.
597684479570878464
A publicação teve mais de 39 mil comentários, sendo que a maioria versa acusações de "crueldade" dirigidos à jovem espanhola. "Espero que a polícia receba esta informação e que o que parece ser tão divertido para alguns possa ser usado contra a mãe e o pai que permitiram esta atrocidade", lê-se num dos comentários.
De acordo com imprensa internacional, a relação entre a jovem de 18 anos e o bebé é desconhecida.
Em declarações ao jornal espanhol "The Local", que avançou com a história, Antonio Nieto, vice-presidente da Associação Espanhola de Pediatras, explicou que a inalação de tabaco por bebés é "ainda pior do que heroína" uma vez que os pulmões ainda estão em desenvolvimento. O especialista considerou a situação "inacreditável" e "absolutamente terrível". "Acho que a polícia deveria definitivamente considerar que é abuso infantil", defendeu.