
Candidato socialista confirma vitória
As sondagens à boca das urnas dão a vitória ao candidato do partido socialista francês na segunda volta das presidenciais francesas deste domingo. François Hollande, que já tinha ganho na primeira volta, derrota Nicolas Sarkozy e traz a esquerda francesa ao poder, 17 anos depois.
Corpo do artigo
Segundo os números avançados às 19 horas (hora portuguesa) pelo jornal Le Monde, Hollande conseguiu 51,9% dos votos e Sarkozy ficou-se pelos 48,1%.
A abstenção ficar-se-á pelos 18.1%.
O Presidente cessante Nicolas Sarkozy reconheceu que não conseguiu trasmitir os valores que defendeu no seu mandato.
"Assumo toda a responsabilidade por este falhanço. O líder tem de ser o responsável pelo falhanço", afirmou num discurso perante os seus apoiantes.
"A única forma de ser feliz é defender esses valores. Está a surgir uma nova época e serei um de vós. Os vossos ideais são os da minha vida. Mas o meu lugar não pode ser o mesmo (...) Após cinco anos na chefia do Estado, o meu compromisso na vida do meu país vai ser diferente a partir de agora. Nunca poderei devolver-vos o que me deram, vocês deram-me muito".
O candidato derrotado na segunda volta das presidenciais apelou ainda aos milhares de apoiantes para lutarem pelo seu país.
"Pensem na França, nos franceses, na unidade da França. Uma França aberta e que não desiste. Temos de também ser dignos nas derrotas, sou exatamente o contrário da imagem que outros dariam numa situação inversa. Amo-vos, obrigado a todos", concluiu Sarkozy.
