Uma freira está entre as 25 pessos detidas em Itália sob suspeita de fazer parte de um gangue com ligações à máfia mais poderosa do país, a 'Ndrangheta.
Corpo do artigo
Identificada pela imprensa italiana como Anna Donelli, a freira de 57 anos, pertencente à congregação das Irmãs da Caridade, era voluntária na prisão de San Vittore em Milão desde 2010 e também trabalhou em prisões em Pavia e Roma.
De acordo com os procuradores em Brescia, norte da Itália, a freira fez a ligação entre o gangue e os seus associados na prisão. Teodoro Catananti, procurador-adjunto, disse, citado pelo jornal britânico "The Guardian", que Donelli está acusada "de cumplicidade externa numa associação mafiosa" e que serviu para "transmitir informações" da prisão para o grupo criminoso.
Os investigadores disseram que o seu "papel espiritual" garantiu a ligação com os prisioneiros e permitiu que tivesse "acesso livre às instalações penitenciárias".
Ex-vereador e ex-político detidos
Um ex-vereador do partido Irmãos de Itália, liderado pela primeira-ministra, Giorgia Meloni, e um ex-político da Liga, um parceiro de coligação do governo, também foram detidos. Mais de 1,8 milhões de euros em ganhos ilícitos foram apreendidos pela polícia nas buscas desta madrugada em várias cidades nas regiões da Lombardia e Veneto, bem como na Calábria, no sul.
Os suspeitos são acusados de crimes como extorsão, tráfico de armas e drogas, recebimento de bens roubados, usura, crimes fiscais, lavagem de dinheiro e, no caso do político da Liga, compra de votos. O político do partido Irmãos de Itália é acusado de se ter disponibilizado para o gangue "durante a execução de crimes".
Em conferência de imprensa, Francesco Prete, procurador em Brescia, explicou que os suspeitos "exploraram a fama criminosa da organização original [‘Ndrangheta]" enquanto a adaptavam para o norte da Itália, onde "lidavam com questões fiscais". Já Catananti acrescentou que o grupo empregou a "violência típica" usada pela 'Ndrangheta, mas "demonstrou uma capacidade camaleónica de acompanhar os tempos".
A 'Ndrangheta, que se originou na Calábria, é um dos grupos de crime organizado mais ricos do Mundo. A rede explorou as suas vastas receitas de cocaína para estender o seu alcance pela Itália e o resto da Europa. No início deste ano, mais de 130 pessoas foram detidas em ataques coordenados em meia dúzia de países europeus como parte de uma repressão contra a organização.