A Comissão Europeia apelou aos líderes europeus para que se empenhem em encontrar uma solução para o problema do fluxo migratório, salientando que "o futuro da União Europeia (UE) está em risco".
Corpo do artigo
9486683
"A solidariedade está em risco e o futuro da União Europeia está em risco", disse o comissário para a Migração, Dimitris Avramopoulos, na conferência de imprensa em que apresentou um documento preparado por Bruxelas para a reunião do Conselho Europeu, na próxima semana.
O documento elenca, nomeadamente, questões em que os Estados-membros não chegaram ainda a acordo, como a reforma do sistema de Dublin, que visa repartir pelos 28 - de forma equitativa - os requerentes de asilo.
9432752
A principal questão pendente, no que respeita ao sistema de Dublin, "respeita aos diferentes componentes da solidariedade que devem aplicar-se a todos e à duração da validade do princípio segundo o qual a responsabilidade deve ser tão estável quanto possível, ao contrário do sistema atual de transferência de responsabilidade e que está na origem de movimentos secundários", dentro de Estados-membros, segundo a nota feita pela Comissão Europeia para discussão na cimeira.
9474340
Os procedimentos de asilo são outro ponto em que os 28 discordam entre si, nomeadamente quanto aos prazos aplicáveis para o processamento de pedidos e para apresentação de recursos das decisões.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, convidou na quarta-feira um grupo de líderes europeus para uma "reunião de trabalho informal", no domingo, para debater o tema das migrações e asilo, tendo em vista o Conselho Europeu da próxima semana.
"É importante sublinhar a necessidade de se definir uma abordagem europeia para os problemas levantados pelas migrações", disse Juncker, numa conferência de imprensa, esta quinta-feira em Dublin. "Não é uma altura para solos nacionais", sublinhou, apelando a um esforço dos Estados-membros para chegaram a acordo sobre uma resposta comum.