
Demora nas verificações dos veículos na fronteira
Marcos Moreno/AFP
A Comissão Europeia recebeu esta terça-feira uma queixa formal de Gibraltar pelas longas filas na fronteira provocadas pelas autoridades espanholas.
A carta do primeiro-ministro adjunto da Administração do território ultramarino britânico, Joseph García, indica que, apesar de Madrid ter direito a verificar as pessoas e os bens que cruzam a fronteira, a demora no controlo "não deve interferir com o direito à liberdade de movimentos e de cidadãos da União Europeia".
A Comissão Europeia reconheceu segunda-feira o direito de Espanha a controlar a fronteira com Gibraltar, território que não pertence ao Espaço Schengen, mas recomendou que o procedimento deve ser "proporcionado".
Gibraltar regressou ao primeiro plano das relações entre Espanha e o Reino Unido depois do governo espanhol ter denunciado que 70 blocos de cimento foram lançados ao mar na zona de aterros, o que provocou o protesto dos pescadores espanhóis que veem dessa forma impedimentos para a faina em águas territoriais espanholas.
Espanha respondeu com mais demora nas verificações dos veículos na fronteira e, no domingo, a diplomacia espanhola revelou que está a estudar a criação de uma taxa de 50 euros para entrar e sair do território.
