
O presidente francês, François Hollande, é o único chefe de Estado do mundo que tem como responsável máximo pela sua segurança uma mulher. Chama-se Sophie Hatt, tem 46 anos, e é comissária da polícia desde agosto de 1991.
Sophie Hatt dirige uma equipa de 62 oficiais de segurança. Em junho de 2012, foi convocada para comparecer no Palácio do Eliseu para uma entrevista de seleção com François Hollande. Vinte minutos depois, Sophie - que, na ocasião, era responsável pelas questões relacionadas com emigração no Departamento de Informação da prefeitura da polícia - estava admitida como responsável pela segurança do presidente.
Como destaca o jornal "Liberation", esta não foi a primeira experiência de Sophie Hatt como guarda de um governante, na medida em que já havia sido responsável pela guarda do ex-primeiro-ministro Lionel Jospin. "Tive por este homem muita admiração e estima", referiu. E recorda um acontecimento grave da ocasião: foi em fevereiro de 2000 que teve de proteger o chefe do Governo de um dilúvio de pedras lançadas por estudantes palestinianos.
Em cada deslocação do presidente, Sophie usa sempre a mesma roupa impecável: calças pretas "strecht", um casaco pequeno preto e cintado, que permite esconder a pistola, camisa branca, botas de biqueira fina, cinto da marca Hermès e relógio Chanel: As unhas estão sempre impecavelmente envernizadas.
Questionada se a ideia de morrer para defender François Hollande, um presidente mal-amado pelos franceses, causa-lhe medo, responde: "Nunca se pensa nisso. Isso depende sempre do reflexo, que se adquire durante os treinos".
