O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, condenou o atropelamento num mercado de Natal da Alemanha que provocou pelo menos dois mortos e mais de 60 feridos. Também António Costa, presidente do Conselho Europeu, confessou estar "chocado".
Corpo do artigo
"Condeno veementemente o horrendo ataque no mercado de Natal de Magdeburgo, na Alemanha", escreveu Luís Montenegro, na rede social X.
O primeiro-ministro expressou ainda solidariedade para com os alemães. "Expresso solidariedade ao povo alemão e ao chanceler Sholz. Sentidas condolências às famílias das vítimas e votos de recuperação aos feridos", acrescentou Luís Montenegro.
Um veículo atingiu dezenas de pessoas no mercado de Natal em Magdeburgo, cidade no leste da Alemanha com cerca de 250 mil habitantes. Pelo menos duas pessoas, incluindo uma criança, morreram e 68 ficaram feridas. O condutor do veículo foi detido.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse estar chocado com o atropelamento. "Estou chocado com as notícias horríveis de Magdeburgo. Os meus pensamentos estão com as vítimas e as suas famílias", escreveu na rede social X.
O presidente do Conselho Europeu acrescentou que "a União Europeia está solidária com a Alemanha".
Também o presidente francês Emmanuel Macron, manifestou na rede X que está “profundamente chocado com o horror que atingiu o mercado de Natal de Magdeburgo”.
“A França partilha a dor do povo alemão e expressa a sua total solidariedade”, acrescentou.
No mesmo sentiodo, o primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez falou com o chanceler alemão Olaf Scholz para expressar a sua solidariedade para com as vítimas, as suas famílias e todo o povo alemão.