O gigante tecnológico Huawei assumiu-se, esta segunda-feira, como um parceiro-chave do sistema operativo Android, garantindo que continuará a disponibilizar atualizações de segurança e serviços pós-venda a todos os seus equipamentos.
Corpo do artigo
"A Huawei fez contribuições substanciais para o desenvolvimento e crescimento do Android. Como um dos seus parceiros-chave globais, trabalhámos estreitamente com a sua plataforma de código aberto para desenvolver um ecossistema que beneficiou tanto os utilizadores como a indústria", refere a empresa chinesa num comunicado emitido após ter sido divulgado que a Google deixará de vender componentes e "software" da marca.
A Huawei informa que continuará a fornecer atualizações e serviços pós-venda a todos os seus equipamentos, tanto "aos que já foram vendidos, como aos que ainda estão em armazém".
A comunicação da Huawei surge após a Google e outras empresas tecnológicas terem anunciado que suspenderam ou vão suspender as vendas à empresa chinesa.
A tomada de posição da Google acontece poucos dias depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter declarado "emergência nacional" e proibido empresas norte-americanas de usarem equipamentos de telecomunicações de congéneres estrangeiras consideradas de risco, por poderem aproveitar vulnerabilidades nos serviços e infraestruturas do país para espionagem ou sabotagem.
10917837
As principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos, começaram no domingo a suspender os negócios com a gigante chinesa de telecomunicações Huawei, em resposta às diretrizes do Presidente norte-americano.
Da mesma forma, os principais fabricantes de processadores, como a Intel, Qualcomm, Xilinx Inc e Broadcom, já informaram os seus funcionários que vão deixar de fornecer equipamentos à Huawei até nova ordem em contrário, segundo a agência Reuters.
10918829