O estado de saúde de Hugo Chávez é "estável", mas a recuperação do presidente venezuelano é "complexa e difícil". O seu vice-presidente, Nicolas Maduro, pede ao povo para "estar preparado para compreender" uma eventual ausência de Chávez na tomada de posse, a 10 de janeiro.
Corpo do artigo
Hugo Chávez, a quem foi diagnosticado um cancro, foi operado na terça-feira em Cuba, na sequência de testes que mostraram que células malignas reapareceram na sua região pélvica, onde os anteriores tumores foram removidos.
Os médicos indicaram que "está em estado estável, num processo evolutivo", declarou, na quarta-feira, o ministro venezuelano da Informação, Ernesto Villegas, num comunicado lido na televisão.
O vice-presidente Nicolas Maduro tinha dito antes que a operação de terça-feira foi "complexa, difícil e delicada, o que deixa antever que o processo pós-operatório será igualmente complexo e difícil", numa mensagem transmitida em todos os órgãos de comunicação do país.
Hugo Chávez, 58 anos, conquistou, a 7 de outubro, a terceira reeleição para a presidência da Venezuela, para o período de 2013-2019, estando a tomada de posse agendada para 10 de janeiro.
Ernesto Villegas pediu na quarta-feira ao povo venezuelano para encarar a situação do presidente Hugo Chávez como quando se tem um "pai doente" e alertou-os para estarem preparados.
"Esperemos que, com o amor de milhões, o comandante recupere rapidamente e esteja presente na tomada de posse de 10 de janeiro. Caso contrário, o povo deve estar preparado para compreender a situação", acrescentou.