Algumas das localidades belgas afetadas pelas inundações da semana passada reforçaram, este sábado, as medidas de precaução, depois de o Instituto Real de Meteorologia da Bélgica ter emitido alerta laranja para novas tempestades, durante o fim de semana.
Corpo do artigo
Hervé Jamar, governador da província de Liége, no sudeste da Bélgica, uma das mais afetadas pelas inundações da semana passada, convocou uma reunião de crise e colocou em alerta os serviços de proteção civil, bombeiros e exército.
Também a presidente da câmara de Limburg, no norte do país, recomendou à população para que saísse das zonas alagadas desde a semana passada, uma vez que a tempestade pode sobrecarregar novamente as áreas afetadas.
Na cidade de Verviets, próximo de Liége, as autoridades transformaram um centro desportivo, para acolher as pessoas que o desejam.
O Instituto Real de Meteorologia da Bélgica prevê para esta tarde e manhã de domingo novas tempestades, "muito mais localizadas no espaço e no tempo do que na semana passada", mas não descarta a possibilidade de "inundações ocasionais".
Segundo o último balanço das autoridades belgas, 36 pessoas morreram devido às cheias da semana passada.