O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, assegurou, este sábado, numa entrevista, estar pronto a dar um passo em frente nas discussões com as grandes potências sobre o seu programa nuclear, antes de uma reunião crucial em Moscovo.
Corpo do artigo
"Estamos prontos numa base voluntária a dar um passo positivo se a outra parte também der um passo", afirmou o dirigente iraniano, segundo o extrato de uma entrevista a divulgar no domingo pelo jornal Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung.
Ahmadinejad foi questionado sobre se o Irão estaria disposto a renunciar ao enriquecimento de urânio a 20 por cento, atividade que aproxima o país do nível de enriquecimento necessário à fabricação da bomba atómica (90 por cento).
"Esperamos fazer progressos em Moscovo", adiantou o presidente do Irão, que indicou que o enriquecimento a 20 por cento tem "apenas objetivos médicos".
Altos diplomatas do grupo dos 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança -- Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China -- e a Alemanha) e do Irão encontram-se na segunda-feira e na terça-feira em Moscovo para continuarem as negociações.
O objetivo é encontrar uma solução diplomática, a duas semanas da entrada em vigor de um embargo petrolífero da União Europeia contra o Irão e depois de dois ciclos de discussões em Istambul em abril e em Bagdad em maio.
A maioria da comunidade internacional suspeita que o Irão tenta conseguir a bomba atómica a pretexto de um programa nuclear civil, o que Teerão desmente.