O Irão ultrapassou as etapas essenciais para construir uma bomba nuclear com a ajuda de cientistas estrangeiros, noticiou, esta segunda-feira, o diário norte-americano "Washington Post".
Corpo do artigo
Citando diplomatas e peritos conhecedores de partes do relatório da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), o jornal revela que um antigo especialista soviético ensinou os iranianos a construir detonadores de alta precisão, do tipo dos usados para desencadear uma reacção nuclear.
Foram também auxiliados por especialistas paquistaneses e norte-coreanos, nas técnicas essenciais para vir a fabricar armas nucleares.
A AIEA, organismo da ONU responsável pelo controlo da proliferação nuclear, deverá divulgar na próxima terça-feira um relatório sobre o programa nuclear iraniano, do qual têm sido publicadas informações na imprensa internacional.
As autoridades iranianas negaram as novas acusações da AIEA e, em face de declarações do presidente israelita, Shimon Peres, de que um ataque militar está mais próximo "que a opção diplomática", ameaçaram Israel e os Estados Unidos com represálias.
Teerão afirmou também que as alegações agora publicadas se baseiam em "documentos falsos", conhecidos há muito tempo e aos quais o Irão já respondeu pormenorizadamente no passado.