Israel e Hamas acordam cessar-fogo humanitário de duas horasIsrael e Hamas acordam cessar-fogo humanitário de duas horas
Israel e o Hamas acordaram um cessar-fogo de duas horas em Shejaiya, um bairro em Gaza, interrompendo um bombardeamento naquela zona, informaram hoje fontes das duas partes.
Corpo do artigo
"Vai haver uma janela humanitária entre as 01.30 horas e as 03.30 horas (11.30 horas e as 13.00 horas, em Portugal Continental) em Shejaiya. Apelamos a população a sair neste espaço de tempo para zonas fora de Shejaiya", disse um porta-voz do exército.
No entanto, a mesma fonte garantiu que "qualquer tentativa de explorar esta trégua vai ter resposta". O cessar-fogo foi negociado pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha.
O Hamas disse ter concordado com a proposta da Cruz Vermelha, mas referiu um período de tempo maior: "O Comité Internacional da Cruz Vermelha contactou-nos e ofereceu um período de tréguas humanitárias de três horas para permitir que as ambulâncias levassem os mortos e os feridos e o Hamas aceitou", disse o responsável do grupo, Sami Abu Zuhri, numa declaração.
Contactado pela AFP, fonte da Cruz Vermelha escusou-se a confirmar ou desmentir tal proposta, afirmando apenas que a organização está a fazer "todos os esforços para garantir o resgate de mortos e feridos".
Este cessar-fogo surge depois de Israel ter disparado fogo no bairro de Shejaiya, que fica entre a Faixa de Gaza e a fronteira, matando pelo menos 50 pessoas e deixando outras 400 com ferimentos.
Desde o dia 08 de julho, quando começou esta ofensiva militar de Israel, foram mortos 410 palestinianos em Gaza, na sua maioria civis, anunciou hoje o chefe dos serviços de saúde locais, Youssef Abou Reesh.
Só no ataque a Shejaiya, foram mortas 50 pessoas, das quais 17 são crianças, 14 são mulheres e quatro são idosos, segundo o médico.