Israel decidiu autorizar a importação de veículos privados para a Faixa de Gaza pela primeira vez desde 2007, anunciou hoje, segunda-feira, o exército em comunicado.
Corpo do artigo
Os primeiros carros devem atravessar a fronteira na segunda-feira de manhã, diz o comunicado, sem especificar o número de viaturas.
"A passagem de veículos para o sector privado palestino é a primeira desde a tomada violenta do poder pelo movimento (islâmico) Hamas" na Faixa de Gaza em Junho de 2007, disse o Exército israelita.
Pressionado pela comunidade internacional, Israel aliviou o embargo contra a Faixa de Gaza, facilitando a entrada de bens de uso civil depois dos ataques de 31 de maio de comandos israelitas contra uma frota humanitária, ao largo de Gaza.
O ataque custou a vida a nove passageiros turcos, o que provocou numerosos protestos no mundo.
Até agora, Israel só permitiu entrar na Faixa de Gaza apenas uma pequena parcela do fluxo de materiais para projectos supervisionados por organismos internacionais.
O Estado judeu mantém, no entanto, um rigoroso bloqueio naval para impedir a importação de material de guerra pelo território palestiniano.
O bloqueio de Israel foi instituído em Junho de 2006, na sequência do rapto de um soldado israelita na orla da Faixa de Gaza e, em seguida, reforçado quando o Hamas tomou o poder pela força, um ano depois.