Já esteve ilegal e agora lidera escolas de Los Angeles: português nos EUA apoia famílias imigrantes

Alberto Carvalho anunciou uma série de medidas do distrito escolar para apoiar as famílias imigrantes
Foto: Wikimedia Commons
O superintendente do distrito escolar unificado de Los Angeles (LAUSD), o português Alberto Carvalho, notificou as famílias de imigrantes que as autoridades estão a intensificar ações junto das escolas e há recursos para auxiliar os visados.
"Face ao aumento das atividades de fiscalização da imigração nas zonas próximas de algumas das nossas escolas, reconheço a ansiedade que alguns dos nossos alunos e as suas famílias estão a sentir", declarou o responsável numa notificação enviada às famílias com estudantes no distrito de Los Angeles. "Quero reafirmar o nosso compromisso de manter os campus escolares seguros, acolhedores e inclusivos para todos os alunos", assegurou o superintendente.
Ele próprio imigrante, que chegou a estar ilegal nos Estados Unidos, Alberto Carvalho anunciou uma série de medidas do distrito escolar para apoiar as famílias imigrantes, que estão a enfrentar o medo das rusgas do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
Entre elas estão a campanha "We Are One", uma linha telefónica de ajuda, um pacote com informações passo-a-passo, assim como outros recursos que dão informação sobre os direitos, referências de advogados e profissionais de apoio mental.
O distrito escolar também está a facultar transporte individualizado de alunos e uma "academia virtual" para as famílias que optarem por ensino 'online' como precaução.
"Todas as crianças têm o direito de frequentar a escola", afirmou Alberto Carvalho, na comunicação enviada às famílias esta noite. "O distrito escolar unificado de Los Angeles nunca perguntará ou divulgará o estatuto de imigração de um aluno, a menos que seja exigido por lei, e mantemos o compromisso de preservar os nossos campus como zonas seguras", garantiu o responsável.
Os funcionários das escolas vão receber formação atualizada em março de 2026, com novas orientações dadas pela procuradoria-geral da Califórnia. Este é o segundo maior distrito escolar do país, com mais de 600 mil alunos.
"O distrito escolar unificado de Los Angeles continuará ao lado dos nossos alunos e famílias, dando prioridade ao bem-estar dos alunos e garantindo que as escolas se mantêm locais de aprendizagem, cuidado e pertença", reiterou Alberto Carvalho.
As rusgas de imigração voltaram a ganhar maior visibilidade em Los Angeles na semana passada, o que levou a 'mayor' local, Karen Bass, a denunciar o que considerou ser uma "campanha de intimidação".
A cidade aprovou uma moção que estabelece as propriedades do condado como zonas "livres de Imigração e Alfândega dos EUA", proibindo os agentes de se reunirem, processarem informações ou operarem nessas áreas.
