O rei de Espanha, Juan Carlos, assinou, esta quarta-feira, na Sala de Colunas do Palácio Real em Madrid, a lei orgânica da sua abdicação a favor do filho, Felipe de Borbón, encerrando um reinado de quase 40 anos.
Corpo do artigo
Acompanhado pela família real, Juan Carlos concluiu assim os trâmites previstos na Constituição espanhola para a sucessão na coroa que, neste caso, obrigou à aprovação do texto de um só artigo pelo Governo e, posteriormente, pelas Cortes Gerais.
O monarca assinou o texto, em pé, numa mesa preparada para o efeito, às 18.13 horas locais (17.13 horas em Portugal Continental), num ato histórico que antecede a proclamação do seu sucessor como rei Felipe VI na quinta-feira.
"S. M., o rei Juan Carlos I de Borbón, abdica da Coroa de Espanha. A abdicação será efetiva no momento da entrada em vigor da presente lei orgânica", refere o texto histórico, que fica assinado "Juan Carlos, Rei".
A lei entrará em vigor quando for publicada às 00 horas de quinta-feira no Boletim Oficial de Estado, marcando assim oficialmente o fim do reinado de Juan Carlos I e o inicio do reinado de Felipe VI, que prestará juramento numa sessão das Cortes, marcada para as 10.30 horas de quinta-feira.