O coronel Muammar Kadafi ainda se encontra em Trípoli, onde combates ferozes se travam entre os seus fiéis e os rebeldes à volta do complexo residencial do dirigente líbio, garantiu hoje o seu filho Seif al-Islam.
Corpo do artigo
"Kadafi e toda a família estão em Tripoli", disse Seif al-Islam aos jornalistas, depois de ter passado pela manhã no hotel Rixos, onde está alojada parte da imprensa estrangeira, sem dar pormenores sobre a localização do pai.
Foi a primeira indicação dada por um membro da família do dirigente líbio, depois do ataque iniciado no sábado pelos rebeldes sobre a capital.
Seif al-Islam acrescentou que a entrada dos rebeldes na capital foi uma armadilha, devidamente pensada pelas forças fiéis ao regime.
"A entrada dos rebeldes em Trípoli foi um ardil", frisou.
Seif al-Islam, segundo dos nove filhos de Muammar Kadafi, e apontado como sucessor do líder líbio, protagonizou um golpe de teatro na batalha por Tripoli, ao aparecer aos jornalistas estrangeiros na noite de segunda para terça-feira.
"Vim desmentir os rumores", explicou Seif al-Islam ("Espada do Islão"). A captura do filho de Kadafi tinha sido anunciada, na véspera, pelos rebeldes do Conselho Nacional de Transição (CNT).
Seif al-Islam é apontado como o "primeiro-ministro de facto" da Líbia, embora não desempenhe nenhum cargo oficial. Em 2008, aliás, o filho politicamente mais activo de Kadafi anunciou a sua retirada da política, porque "a Líbia não é uma quinta para se passar em herança".