O empresário norte-americano Larry Ellison, cofundador da Oracle, duplicou os seus ganhos este ano para 200 mil milhões de dólares (170,8 mil milhões de euros) graças ao aumento das ações da empresa, tornando-se a pessoa mais rica do Mundo. Com 81 anos, ultrapassou o CEO da Tesla, Elon Musk, com o seu património líquido a ultrapassar os 393 mil milhões de dólares (335,6 mil milhões de euros), de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.
Corpo do artigo
As ações da Oracle subiram 42%, esta quarta-feira, atingindo máximos históricos, depois de a empresa ter previsto um crescimento fenomenal das receitas, impulsionado pela procura de inteligência artificial (IA), num relatório de resultados divulgado após o fecho do mercado em Nova Iorque. As ações duplicaram de valor este ano, elevando o valor de mercado da Oracle para quase um bilião de dólares.
Esta quarta-feira, as ações da gigante da computação em nuvem passaram de menos de 70 dólares (59,80 euros) para mais de 340 dólares (290,4 euros) na quarta-feira. "Esperamos que a receita da Oracle Cloud Infrastructure cresça 77%, atingindo os 18 mil milhões de dólares (15,4 mil milhões de euros) neste ano fiscal - e depois aumente para 32 mil milhões (27,3 mil milhões), 73 mil milhões (62,3 mil milhões), 114 mil milhões (97,4 mil milhões) e 144 mil milhões de dólares (123 mil milhões) nos quatro anos subsequentes", disse Safra Catz, CEO da Oracle, no relatório de resultados do primeiro trimestre da empresa. A receita total da Oracle foi de cerca de 57 mil milhões de dólares (48,7 mil milhões de euros) no último ano fiscal.
Ellison já era o maior vencedor da lista dos mais ricos este ano no fecho de terça-feira, tendo lucrado 103 mil milhões de dólares (88 mil milhões de euros) desde janeiro. O aumento das ações elevou o valor da participação de Ellison na Oracle em 117 mil milhões de dólares (100 mil milhões de euros) para cerca de 395 mil milhões de dólares (337,3 mil milhões de euros). O aumento num dia é superior aos valores de mercado da Nike, Robinhood ou DoorDash.
O património líquido do presidente do conselho de administração da Oracle mais do que quadruplicou em menos de três anos. Em outubro de 2022, tinha cerca de 80 mil milhões de dólares (68,3 mil milhões de euros).
Segundo o "Business Insider", a "Bloomberg" tem uma estimativa significativamente mais baixa do património de Ellison, uma vez que este prometeu cerca de um quarto das suas ações da Oracle como garantia para empréstimos pessoais. A lista dos mais ricos deduz metade destas ações prometidas da sua contagem de ações para calcular o património líquido.
Musk detém atualmente uma fortuna de cerca de 385 mil milhões de dólares (328,8 mil milhões de euros), segundo a "Bloomberg".