Dois ursos foram resgatados de um restaurante no Kosovo, após terem vivido 10 anos presos numa pequena gaiola para entreter os clientes. Os animais, com 10 anos de idade, eram a atração do estabelecimento, que cobrava 50 cêntimos a cada visitante.
Corpo do artigo
As autoridades locais e a associação australiana Four Paws invadiram o zoo particular de um restaurante em Prizen, Kosovo, na passada quinta-feira, para resgatar dois ursos mantidos em cativeiro há 10 anos.
Ari e Arina estavam confinados a uma jaula de 20 metros quadrados para atrair clientes ao restaurante. A associação sedou os animais e transportou-os para o novo santuário de ursos que está a construir.
"É como tirar uma criança do pai", afirmou Salih Shehum, dono do restaurante, acrescentando que vai "perder muitos clientes".
Segundo o mesmo, os animais foram oferecidos por "soldados americanos", membros do contigente da NATO presente no país, depois da sua mãe ter sido assassinada "por caçadores".
O zoo privado de Salih Shehu tinha também lobos, vacas, cobras, ovelhas e mais 60 espécies.
Apesar da legislação do Kosovo proibir o cativeiro de animais selvagens, a norma não é cumprida e, atualmente, existem mais de 15 ursos em restaurantes.
A Four Paws alerta que os "ursos de restaurante" são mantidos em "condições cruéis" e são constantemente provocados pelos clientes e pelos donos, chegando mesmo a apresentar feridas resultantes da vida em cativeiro.
O número de ursos selvagens do Kosovo diminui para menos de 100 animais, devido à destruição do seu habitat e à captura ilegal.