Jens Stoltenberg está, esta quinta-feira, em Kiev. É a primeira visita do secretário-geral da NATO à capital da Ucrânia desde o início da invasão russa a este país, em fevereiro de 2022.
Corpo do artigo
"O secretário-geral da NATO encontra-se na Ucrânia. Iremos divulgar mais informações logo que possível", disse um funcionário da Aliança Atlântica à Associated Presse e que pediu para não ser identificado.
O jornal "Kyiv Independent" publicou imagens de Jens Stoltenberg na Praça de São Miguel, em Kiev, durante uma homenagem aos militares ucranianos mortos em combate.
⚡️Jens Stoltenberg arrives in Kyiv.
- The Kyiv Independent (@KyivIndependent) April 20, 2023
The NATO Secretary-General was seen by a Kyiv Independent journalist on the morning of April 20 paying tribute to fallen Ukrainian soldiers on St Michael's Square in central Kyiv. pic.twitter.com/QhY515J305
As fotografias mostraram Stoltenberg com a cabeça baixa em frente ao memorial.
Muitos líderes que já viajaram para Kiev não anunciaram previamente as deslocações por razões de segurança.
A visita de Stoltenberg ocorre 14 meses após a invasão da Rússia e antes de uma esperada contra-ofensiva ucraniana na primavera.
A NATO comprometeu-se a apoiar a Ucrânia na sua luta contra a Rússia. No início deste mês, Stoltenberg convidou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para uma cimeira da NATO em julho. Disse ainda que o presidente russo Vladimir Putin "queria manter a porta da NATO fechada", mas "falhou".