Os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu solidarizaram-se, esta sexta-feira, com a Tunísia e a França, países onde hoje se registaram atentados que fizeram vítimas mortais.
Corpo do artigo
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, mostrou-se "solidário para com as vítimas dos atentados", enquanto o presidente do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker, sublinhou "o luto que se abateu sobre uma nação amiga, a França, e uma que nos é próxima, a Tunísia".
Os dois líderes europeus falavam, em conferência de imprensa, no final de uma cimeira em que a luta contra o terrorismo e os novos desafios na área da defesa estiveram em agenda.
Pelo menos 27 pessoas foram mortas num ataque contra um hotel da zona turística de Sousse, na costa oriental da Tunísia, informou o Ministério do Interior.
Segundo o porta-voz do Ministério do Interior, Mohamed Ali Aroui, tratou-se de "um ataque terrorista" contra o hotel International Marhaba, em Sousse", disse o porta-voz à televisão nacional.
Segundo uma rádio local, que cita fontes da segurança, homens armados entraram na praia e no átrio do hotel, abrindo fogo indiscriminadamente contra as pessoas que ali estavam
Já a polícia francesa encontrou hoje a cabeça de um homem, coberta de inscrições em árabe e presa aos portões de uma fábrica de gás, no leste de França, onde deteve um presumível atacante.
De acordo com a polícia, o suspeito entrou nas instalações, onde acionou diversos engenhos explosivos de pequena dimensão.
A polícia acrescentou desconhecer se o atacante tem cúmplices.