O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil el-Arabi, acusou Israel de dificultar, até à data, qualquer acordo para um cessar-fogo duradouro, afirmando que o Estado hebreu tem obstruído as negociações indiretas com os palestinianos.
Corpo do artigo
As hostilidades entre Israel e o movimento palestiniano Hamas recomeçaram na terça-feira, com o disparo de lança-foguetes palestinianos e ataques aéreos israelitas interrompendo, desta forma, os contactos indiretos entre as duas partes que estavam a ser promovidos pelo governo do Cairo, que propõe tréguas prolongadas.
"Israel dificulta qualquer tipo de acordo que conduza ao apaziguamento" na Faixa de Gaza, afirmou o secretário-geral da organização, em declarações aos jornalistas na capital egípcia.
"A Liga Árabe quer alcançar uma trégua permanente o mais rápido possível", reforçou.
Nabil el-Arabi falava antes de viajar para Genebra, onde irá encontrar-se com uma delegação de ministros árabes, responsáveis suíços e membros do Comité Internacional da Cruz Vermelha para discutir a proteção dos civis palestinianos em Gaza em conformidade com as convenções internacionais.